Imagem: Google |
“Não se pode restar muita verdade em fatos ou opiniões que passam de boca em boca, sendo mal interpretados pela tolice de alguns e pela ignorância de outros.”
TRECHO DO LIVRO PERSUASÃO – JANE AUSTEN
Terminei de ler o livro “Persuasão”. Fiquei sabendo deste livro no filme “A Casa do Lago” no qual em uma cena o personagem encontra o livro na estação de trem e também comentam sobre ele em uma belíssima parte do filme, isto despertou minha curiosidade para ler. O romance é da escritora britânica Jane Austen, a mesma autora inglesa de "Orgulho e Preconceito" e “Razão e Sensibilidade”, eu assisti estes dois filmes mas ainda não li os livros. O livro Persuasão mostra os encontros e os desencontros da vida, o quanto pessoas se deixam influenciar pelos outros, tem o rumo de suas vidas alteradas por interferência de terceiros, mas que mesmo assim quando as coisas tem que acontecer, elas vão acontecer de qualquer jeito, sempre achei isto também, não existe força maior do que o destino, por mais que outras pessoas tentem atrapalhar ou intervir na vida alheia, cedo ou tarde o que é para ser vai se realizar de qualquer jeito, e a própria pessoa consegue ver claramente sem interferência, ilusões, enganos ou desenganos as coisas como elas realmente são, isto é o mais importante, conseguir discernir, ter a sensibilidade e a razão de conseguir enxergar além das aparências, esta é a grande lição do livro, pelo menos eu interpretei assim, quem já leu pode concordar ou discordar se quiser do post.
Sinopse:
O enredo gira em torno de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos.
Vista aérea de Bath, cenário de várias passagens de "Persuasão"
Imagem: Wikipédia
adooro esse livro, muitoo bom!
ResponderExcluiramo jane austen!
beijoos!
www.fashionfrisson.com
Que boa dica, ainda não li este livro.
ResponderExcluirAssim como você, acredito na força do destino.
Beijos
Gosto tanto dos livros da Jane *.*
ResponderExcluirPersuasão é ótimo, e tem um filme lindo da BBC, procure Bia, irás gostar muito!
Beijosss!
Nunca li livros de Jane Austen, mas já li boas críticas a respeito do que ela escreve, Bia. Gostei de sua resenha e achei a sinopse interessante. beijos e linda noite.
ResponderExcluirBelle journée...
ResponderExcluirPierre
Olá Srta, agradecido pela dica! abraços
ResponderExcluirBia, o pequeno trecho citado já me deixou com vontade de ler o livro todo, parece ser bom mesmo! Gosto de uma boa dica como essa.
ResponderExcluirBeijos
Bia
ResponderExcluirVocê me instiga a ver o filme e a ler os livros.
Boas dicas.
Lindos dias para você.
Beijos
Já li algumas críticas, Bia, mas nunca os livros. Gostei da dica. Beijos!
ResponderExcluirAdorei a dica e ficou a vontade de ler...beijos praianos,chica
ResponderExcluirQuerida amiga
ResponderExcluirLivros assim,
com histórias apaixonantes,
são sempre inspiradores.
Que todos os dias
os sonhos nasçam em ti,
como nasce o sol pela manhã...
Olá Srta! Não estudei filosofia em faculdade, apenas li os pensadores: Kant, Schopenhauer, Aristóteles, e Platão que é a linha de pensamento que sigo, entende? Agradeço pelo elogio, a Srta também é muito culta, basta ver o seu blog p sentir isso! parabéns, abraços
ResponderExcluirBia,
ResponderExcluirEu e a filhota adoramos os livros da Jane Austin esse eu não conhecia com certeza vou querer.
Assisti o filme razão e sensibilidade fiquei apaixonada pela história...romances de epóca são demais.
bjs
Rô