Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SIGNIFICADO DA PÁSCOA

Imagem: Gettyimages
Cada um traz consigo suas experiências, emoções, alegrias e recordações da infância conforme viveu sua época em relação as datas comemorativas. No entanto, todos sabemos, evidentemente que a Páscoa é motivo de grande satisfação para o comércio pois é mais uma oportunidade de vender e aumentar o faturamento, assim como é o Natal, mas a essência e o genuíno significado desta celebração vai muito além disto para aqueles que ainda cultivam valores espirituais, mantém viva as tradições e história de seus antepassados em meio a tanto materialismo e superficialidades. Na verdade muita coisa vai se perdendo com o passar dos anos, mas é a grande festa anual do cristianismo, em memória a ressurreição de Cristo e a festa anual dos hebreus em que eles comemoram sua saída do Egito. Mas o sentido máximo da Páscoa é simbolizar a libertação do homem. Cada povo desenvolveu sua própria maneira para comemorar esta data religiosa, um dia muito especial para alguns povos, tudo tem um significado com bases fundamentadas. E isso foi preservado ao longo da história e perpetuado através dos seus símbolos, alguns deles o ovo e o coelhinho representam a fertilidade.

UM POUCO DA HISTÓRIA


“Comemorada há séculos, a Páscoa tem perdido muito do seu significado histórico. Somente cristãos e judeus festejam esta data, sendo que para os primeiros ela significa a ressurreição de Cristo, quando se celebra o fim da Quaresma. Já para os judeus, a Páscoa representa a passagem de uma estação do ano para outra. É tida como símbolo de libertação do povo judeu do cativeiro egípcio e a chegada a terá prometida. O símbolo principal da Páscoa, o ovo, veio do Oriente, trazido por missionários chineses. Segundo eles, o ovo se renova à medida que dele surge nova vida. O hábito de presentear com ovos decorados é também creditado aos antigos egípcios, persas e teutônios. Foi assim que, no século XVIII, a Igreja passou a aceitá-lo como símbolo da ressurreição e da renovação.”


FONTE: Jornal Correio do Povo – 29/03/95

10 comentários:

  1. Biazita, amei seu comentário, obrigada, fiquei MUITO FELIZ!!! Rsss. O que tu escreves sempre é muito bom e digno de ser lido e guardado com carinho! Amada, este tempo para mim é o melhor do ano, pra mim a Páscoa é a data festiva mais comemorativa, muito mais do que qualquer outra, ela é cheia de significados, de bênçãos para nós e nos enche de esperança! Páscoa nos fala de amor, libertação, compaixão, misericórdia, livramento, ressurreição! Nos faz parar para refletir no grande amor de Deus para com nós, simples seres humanos imperfeitos e falhos. Nos faz pensar sobre a pessoa de Jesus, que independentemente de religião, nos deixou um enorme legado através de seu exemplo de vida e de caráter, seus ensinamentos são mais que dogmas religiosos, são ensinamentos para quem quer procurar ter uma vida feliz, em paz e próspera, em todos os sentidos. ELE CERTAMENTE É O CARA! Alguém tão grande que se fez pequeno para alcançar nossos corações, nos tocar com a sua forma de agir, pensar, se relacionar. Páscoa aponta pra isso, a oportunidade de começarmos de novo de um jeito diferente, pois isso é possível enquanto estamos vivos, nunca é tarde demais para tentar. FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PRA VC BIA!!! Que Deus te abençoe e alegre muito o seu coração!!! Bjussss!!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Bia, hoje o comércio tomou conta do verdadeiro sentido da Páscoa e de tantas outras datas religiosas. Vejo essa data como uma das mais importantes, afinal a ressurreição de Cristo quer dizer, antes de mais nada, que podemos mudar para melhor ao pensarmos também nos outros. Amor incondicional, é isso!

    Bia, já lhe desejo uma Feliz Páscoa minha querida, muita paz e alegria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quanta emoção no verdadeiro sentindo da Páscoa amiga, uma maravilha de texto! Tenha um bela Páscoa cheia de paz harmonia e alegria!!
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  4. Hoje é tudo comércio , mas é bom não perder o sentido verdadeiro destas datas tão importantes. Belo post minha amiga.

    Uma Feliz Páscoa ,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente Jesus será lembrado na sexta feira e esquecido o resto do Ano =/

    ResponderExcluir
  6. Gostei imensamente do texto; Páscoa pra mim é "Ressurreição* Vida Nova; lembramos de Jesus* espírito Vivo*... A prova que "a vida não acaba simplesmente "...existe vida eterna*.
    É nisso que acredito, pode haver outros significados;
    O ovo é o símbolo da vida. Uma deliciosa lembrança, o ovinho de chocolate, que desde a infância desejamos tanto!
    beijinhos.
    Um Dia de Páscoa feliz pra ti

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia!

    Muito esclarecedor o seu post!
    O que é lindo mesmo é ver nessa época do ano os coelhinhos aparecerem correndo pelos parques...
    Eu também creio que o real motivo da páscoa é a memória da ressureicao de Cristo.
    uma boa páscoa para voce
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Feliz Páscoa a todos.
    Não sou católico, mas a páscoa também tem muito significado pra mim.
    http://nossa-caixa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. coelhinhos fofos

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bia
    Que tenha tido uma linda Páscoa achocolatado de muito amor e paz.
    Tudo perfeito o texto e a imagem.
    Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir