Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

SABEDORIA INDÍGENA I


Imagem: Google
“Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo.”

Provérbio Sêneca


Para comemorar o dia do índio resolvi publicar as sabedorias indígenas que recebi por e-mail, são 16 mensagens que achei muito verdadeiras, interessantes e sábias, vou postar uma em cada semana porque são muitas para postar de uma só vez e acho melhor assim, iluminar cada semana com os ensinamentos deste povo que também contribui para a evolução da humanidade.

7 comentários:

  1. Bom dia Bia! Como temos a aprender com os indígenas, uma pena que suas culturas andam tão invadidas, são poucas as tribos que ainda mantêm, rigorosamente, os seus hábitos e costumes. Aqui, vez ou outra, aparecem famílias de índios que abandonaram suas reservas e passaram a viver como andarilhos, uma tristeza de ver!
    Respondendo sua pergunta deixada no Eterno, sou graduada em Geografia, no entanto, não pude exercer a profissão de professora, impedida por uma disfunção nas pregas vocais. Tenho que falar pouco, será que é por isso que gosto tanto de escrever? rsrs

    Que o seu dia seja belo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Boa lembrança menina, sabe que nem lembrei? Sou o reflexo de uma sociedade que não lembra de uma cultura tão rica e importante e que nos deixou um grande legado.Afinal hoje eles foram sufocados por nossa cultura e bem pouco resta deles, perdidos em nossa selva.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Amiga!
    Hoje em especial
    Parei um pouquinho
    Para trazer o meu carinho.
    E apenas lhe dizer muito simplesmente,
    Muito Obrigado!
    Obrigado por tudo, que Deus esteja sempre com você hoje e sempre e sempre...
    Com todo o meu carinho o meu grande Abraço.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,

    Temos uma dívida muito grande para com este povo. Tiramos a terra deles, eles foram expropriados e praticamente dizimados da América. Sinto um carinho muito grande pelos índios, ou talvez uma dívida ancestral que me foi deixada...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Guria, lendo esse seu post, lembrei-me de várias lições vindas da sabedoria indígena, desde o filme Dança com Lobos (ai maravilhoso neh?!)até aquela famosa carta do chef Seattle ao presidente dos Estados Unidos, MUITO FORTE! O fato é que os índios possuem uma sabedoria muito grande acerca da vida, o seu convívio diário com a natureza e sua gratidão pela terra por lhes dar o fruto para o seu alimento são exemplos para nós. Se aprendêssemos a contemplar a beleza da vida presente no olhar de cada irmão, haveria menos guerras, se agente desse mais valor aquilo que agente tem e fosse mais grato, haveriam menos inveja, competição desenfreada, coisas que machucam as pessoas, que poluem o meio ambiente, que destroem aquilo que é belo, deturpam aquilo que é sincero, fere aquilo que deveria ser preservado. Bah guria quanta coisa seria diferente se pensássemos e agíssemos penas 20% como os índios pensam e agem diante das circunstâncias da vida, não é verdade?! É forte... Rsss. Bju linda, bom final de semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa , adorei aqui e vou estar sempre para ler a sabedoria dos índios , estudei um tempo xamanismo e acho um retorno indispensável para o nosso dia adia. Parabéns pelo blog.
    beijos Silvia

    ResponderExcluir