Colocar no meu Blog!

terça-feira, 4 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Imagem: Google
Dormir é muito bom, a sensação de descansar e de conforto com uma boa noite de sono é realmente renovador. Na adolescência eu achava que dormir era perda de tempo, porque enquanto se dormia deixava de se fazer muitas coisas e pra mim era desperdício de horas, mesmo eu adorando dormir e detestando acordar cedo, ainda mais no inverno, acordar cedo no frio é um suplício, sair da cama quentinha para enfrentar pela frente vento e chuva não é uma das coisas mais agradáveis, já no verão é bem mais fácil acordar.  Sei que eu adoro dormir, é uma das coisas boas da vida. Mas como tudo, sempre gosto de saber as explicações científicas sobre as coisas, além das sensações, o que realmente acontece, comprovado através dos estudos e pesquisas, em uma  publicação na revista Science, explica  que o sono ajuda a limpar o cérebro de informações desnecessárias e dar lugar as novas aprendizagens, por isso tão importante fazer uma faxina no cérebro, se dormir proporciona este acontecimento então maior valor e benefício tem ao dormir as horas fundamentais para essa restauração do cérebro.  É comprovado cientificamente que muito do que aprendemos num dia não precisamos memorizar, por isso temos que limpar o lixo do cérebro para as novas informações e somente com o sono isto é possível. O estudo afirma que: “A descoberta reforça a ideia de que é essencial dormir bem de noite para consolidar as memórias importantes da véspera e eliminar as que estão a ocupar espaço desnecessariamente. Já se sabia que o sono promove a aprendizagem, mas esta equipe chegou à conclusão de que "a aprendizagem aumenta a necessidade de dormir". Então tenhamos bom sono e bons sonhos.


14 comentários:

  1. Olá Bia,
    Sempre soube da importância de um sono reparador e de se respeitar o tempo necessário de dormir para a sadia restauração do cérebro, mas você trouxe aqui uma informação nova para mim, segundo esta pesquisa. Nos últimos dias tenho dormido pouco e mal e acordado com ressaca da insuficiência de um bom sono.
    Como meu marido viajou neste carnaval e eu não desejei acompanhá-lo por querer passar o meu aniversário em família (e além do mais o passeio que ele ia fazer não era nada atrativo para mim-rs) acabei abusando do tempo no computador e indo deitar de madrugada. Quando ele está aqui isto não acontece, pois ele fica me chamando para dormir e impede a minha navegação noturna-rs. Só sei que hoje estou com um péssimo poder de concentração e com um sono terrível-rs.
    Gostei das novas informações e em razão delas vou procurar dormir com mais disciplina, cuidando para que tenha um sono restaurador.

    Obrigada pelo carinho dos seus cumprimentos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vera!!!

      O sono restaurador é fundamental mesmo!!! Bem verdade que com a internet se perde a noção das horas e algumas vezes as pessoas entram a madrugada conectadas, realmente atrapalha o sono apesar de ser maravilhoso também a comunicação on line. A concentração diminui muito no dia seguinte quando não se tem uma boa noite de descanso. Os estudos sobre isto são bem complexos e vastos. Obrigada a você também!!!
      Bjs :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Faz um bem enorme mesmo!!! Uma boa noite de descanso renova em tudo!!! Tenha um bom dia Lisette!!!

      Bjs :)

      Excluir
  3. Oi Bia!

    Dormir é boa demais! Pra mim é melhor que comer e namorar : )o bacana pois não sabia destes tantos benefícios do sono. Amei!
    Beijos!!!
    Mas olha, seu post está muit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * " Mas olha, seu post está muito bacana pois não sabia destes tantos benefícios do sono. Amei!"

      Bia... ao publicar o comentário, não percebi que havia apertado enter e pulado a frase, mudando a estrutura da mesma.
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Selma!!!

      É muito bom dormir mesmo, além de todos os benefícios também é um tempo bem aproveitado e não desperdiçado. Tem vezes que digitando correndo as teclas pulam mesmo ou se digita as palavras erradas... acontece... Obrigada!!!
      Bjs :)

      Excluir
  4. Dormir bem ė importantíssimo, sou feliz por não ter nenhuma dificuldade para isso. Gostei muito do tema Bia. Bom domingo! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim Néia!!! Nunca tive nenhuma dificuldade para dormir, pelo contrário, pego no sono fácil. Pessoas com insônia prejudicam muito a saúde. Tenha um bom dia!!!
      Bjs :)

      Excluir
  5. Querida amiga

    Para mim
    o dormir bem
    é uma espécie
    de ressuscitar...

    Que o amor nos vista a vida,
    com as suas mais intensas cores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como um ressuscitar mesmo com muito mais energia e renovação. Que o amor esteja sempre presente em sua vida também!!! Obrigada!!!

      Excluir
  6. Há, nem precisa recomendar o sono pra ursa aqui ayugaagaua....

    Realmente, quando a gente acorda a sensação de descanso é uma maravilha.

    KIsu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!!! No inverno eu sempre digo isto... que queria hibernar como os ursos, hahaha, porque sair da cama quentinha nos dias frios é mesmo mais complicado, dormir é bom demais!!!

      Kisu!

      Excluir