Imagem: Google |
Essa pessoa briga e grita como uma galinha ou olha em calmo silêncio, como um lobo?
Lobos não gritam. Eles têm uma aura de força e poder. Observam em silêncio. Somente os poderosos, sejam lobos, homens ou mulheres, respondem a um ataque verbal com o silêncio.
Além disso, quem evita dizer tudo o que tem vontade, raramente se arrepende por magoar alguém com palavras ásperas e impensadas.
Exatamente por isso, o primeiro e mais óbvio sinal de poder sobre si mesmo é o silêncio em momentos críticos.
Se você está em silêncio, olhando para o problema, mostra que está pensando, sem tempo para debates fúteis.
Se for uma discussão que já deixou o terreno da razão, quem silencia e continua a trabalhar mostra que já venceu, mesmo quando o outro lado insiste em gritar a sua derrota.
Olhe... Sorria... Silencie... Vá em frente...
Lembre-se de que há momentos de falar e há momentos de silenciar. Escolha qual desses momentos é o correto, mesmo que tenha que se esforçar para isso.
Por alguma razão, provavelmente cultural, somos treinados para a falsa idéia de que somos obrigados a responder a todas as perguntas e reagir a todos os ataques. Não é verdade. Você responde somente ao que quer responder e reage somente ao que quer reagir. Você nem mesmo é obrigado a atender seu telefone pessoal.
Falar é uma escolha, não uma exigência, por mais que assim o pareça.
Você pode escolher o silêncio.
Além disso, você não terá que se arrepender por coisas ditas em momentos impensados, como defendeu Xenócrates, mais de trezentos anos antes de Cristo, ao afirmar: "Me arrependo de coisas que disse, mas jamais do meu silêncio."
Responda com o silêncio, quando for necessário. Use sorrisos, não sorrisos sarcásticos, mas reais. Use o olhar, use um abraço ou use qualquer outra coisa para não ter que responder em alguns momentos.
Você verá que o silêncio pode ser a mais poderosa das respostas. E, no momento certo, a mais compreensiva e real delas."
A autoria deste texto é atribuída a Aldo Novak.
Recebi este texto por e-mail em slides e adorei, por isso, resolvi postar no meu blog.
Eu concordo plenamente, existem muitas maneiras de resolver as coisas sem discussões, tudo depende da forma como se fala, pode-se dizer grandes verdades sem ofender, tenho pavor de gente que gosta de bater boca, de discutir, na verdade não passam de desequilibrados pois quando uma pessoa provoca, incomoda ou persegue a outra a intenção é justamente desestabilizá-la, fazer com que o outro se encha de ódio e raiva, entrar em sintonia com aquele energia ruim e negativa mas se a pessoa ignora, deixa de ser atingida e o ódio fica com quem tentou desestabilizar e não conseguiu, por isso acho burro quando alguém diz que não leva desaforo para casa, a partir do momento que se entra numa briga ou vingança, se está levando desaforos para casa porque se está dando a oportunidade e a abertura para o outro atingi-lo, mas ao ignorar aí sim não estará levando desaforo para casa porque esta pessoa passa a ser invisível e insignificante, isso também me fez lembrar o texto de Dalai Lama quando fala que "a sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."
Que bonito texto, Bia.
ResponderExcluirTemos que ter equilibrio,
muita calma nessa hora rssss
Bia, você viu que linda a homenagem p John Lennon no encerramento das olimpiadas? Lindo demais.
Bjus
Bonita reflexão. Salomão tinha razão: "falar é prata, mas ouvir é ouro"
ResponderExcluirBoa noite, Bia.
Linda lição, Bia!
ResponderExcluirRealmente, a gente "ganha" mais quando evita certas discussões.
beijos e lindo final de semana.
Somente os forte consegue rebater uma fronta com o silêncio!
ResponderExcluirEu já não consigo!
Oi Bia!!!
ResponderExcluirPostagem nota 10!!!
Mas confesso... Tem horas que falo mais do que devo. Um dia eu aprendo...
Beijos
Selma
Bia!! Lindo texto, leva bastante à reflexão..amei!Bjs.Sandra
ResponderExcluirFalar em silêncio às vezes é a melhor resposta para quem escuta.
ResponderExcluirBjinhos, linda mensagem!
Ótimo domingo! =**
ola vim ver o seu magnifico blog, estão lindos os posts como sempre, tive afastado da blogosfera mas voltei. vem ver os meus novos poemas por favor http://assombrado-mc.blogspot.com
ResponderExcluirPara pensar, beijo Lisette.
ResponderExcluirOi Bia, lindíssimo texto. É o que sempre digo na maioria das discussões... prefiro ficar calada. Muita gente acha que sou em cima do muro e que não sei brigar, mas sempre é melhor refletir antes de falar bobagem.
ResponderExcluirBeijo grande e ótima semana.
Muito real e verdadeiro, porém as vezes é tão dificil silenciar né?Mas enfim, realmente o silencio como mostrado no post é o melhor caminho.
ResponderExcluirBeijos
Bia
ResponderExcluirMaravilhoso texto.
A medida que vivemos vamos aprendendo que o silêncio fala muito mais por nós.
Boa tarde
Beijos
Quando meu marido pisa na bola, só faço olhar pra ele em silêncio e aí ando dentro de casa. Ele já sabe que fez algo que não deveria. As pessoas sabem interpretar o silêncio. Nem sempre dizer tudo o que pensa é sinal de poder.Na verdade é mais sinal de falta de domínio próprio.
ResponderExcluirBjs!