Colocar no meu Blog!

sábado, 22 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO


Sempre considerei a educação a coisa mais importante da vida, a base de tudo, o que realmente conduz um país ao desenvolvimento, ao progresso e a uma vida digna para todos, assim como são as grandes potências. O Japão é excelência neste e em vários aspectos, sempre será um país exemplar e virtuoso, sonho em um dia que o Brasil se inspire nessa cultura e passe a aplicá-lo aqui pelo menos um pouco do que é a disciplina, organização e determinação japonesa. Que os professores possam ser valorizados, respeitados como eles merecem ser tratados. Os mestres se esforçam para desenvolver novas didáticas enfrentando todas as dificuldades e barreiras. Quem sabe um dia nossos políticos possam ser menos corruptos, investir mais em educação, cultura e menos desvio de dinheiro, fazer de nosso país algo pelo menos semelhante aos países de primeiro mundo.
Alguns blogs são verdadeiras aulas on line e que valem à pena dispensar um pouco tempo para ter uma lição de cultura, aprendizado, sabedoria, incentivo, exemplos reais, concretos que ultrapassam as palavras e são colocados em prática, podemos não mudar o mundo mas podemos fazer a nossa parte para um mundo melhor pois nossas atitudes acabam afetando à todos.

Belo exemplo: http://www.hana-yama.blogspot.com/


Viajar sem sair do lugar: http://www.japao-cultura.blogspot.com/

20 comentários:

  1. Oi Bia, concordo com você e quem sabe um dia não poderemos ver nosso povo pelo menos com 1/3 da educação oriental né?! Bjoooooos,

    Alê

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Bia. E aqui tenho um texto expondo opiniões que comungo em absoluto. Uns acham que "nós somos aquilo que vestimos", outros dizem "nós somos aquilo que comemos" e, ainda outros, dizem: "o nosso valor é diretamente proporcional ao da nossa conta bancária". Eu digo: "o nosso valor é diretamente proporcional ao da educação que recebemos". Tu podes não ter nada, mas passas a ter tudo se te revelas sensível aos bons valores da vida.
    Um beijinho, Bia.

    ResponderExcluir
  3. Nooosaa Maria!!! Disse tudo!!! É isso mesmo!!! São coisas assim que não tem preço!!! A educação será sempre o nosso maior valor e algo que ninguém pode nos tirar, infelizmente cada vez mais difícil de encontrar. Admiro muito mesmo sua maneira de expor seus pensamentos.
    Obrigada pelas sempre sábias palavras.
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê!!!
    Quem sabe né? Um dia nosso país possa ter 1/3 da educação oriental!!! Com certeza as próximas gerações poderiam viver num BRASIL bem melhor...
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa Bia, que surpresa agradabilíssima amiga, poxa me emocionou viu, demorei para poder pensar em algo para escrever, para conseguir demonstrar minha gratidão por este carinho fantástico.Sabe Bia o que desenvolvo aqui em teremo do meu projeto educacional, não caberia no Br, pois teriamos que reeducar os pais, no Br alguns pais mandam os filhos para a escola e temos que ser além muito além de professores, as vezes até mãe...mas os pais não nos dão o carta branca para educa-los, quando não convém pra eles, quando os pais tem que ser mais participativos com os filhos, eles se pões fora da vida didática do aluno, mas na hora de cobrar resultados ele vem com tudo né Bia, pois os alunos chegam nas escola sem nem um valor ético em relação a respeito, gratidão e mil valores que poderia aqui colocar, então imagina orientar e educar alunos do Br com os projetos que desenvolvo aqui, seria comprar brigas com pais aculturados, e não falo só de falta de cultura de pais humildes, falo de falta de cultura de pais com condições financeiras, que mimam seus filhos, mas não assimilariam o projeto psico pedagógico...e levaria este tipo de educação para o lado pessoal, sem pensar que os valores que lhes passamos na escola será um preparo para o futuro...Vc me deu uma boa idéis, vou falar em meu post sobre o projeto, eu ia deixar aqui, mas é um pouco extenso, então vou colocar lá no harmonia...amiga obrigada pelo carinho emocionou muito, minha amizade com vc será para sempre, mesmo depois que estivermos bem anciã, rss, meus beijos e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  6. Bia,
    parabens pela postagem,
    concordo com tudo o que voce diz..
    quem nos dera poder olhar pra frente e ver um futuro sem medo...

    e por falar em Japao, preciso lhe enviar as ftos do Monte Fuji que prometi que iria tirar (e tirei )kkk

    beeiijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ingridinha!!!
    Obrigada!!! Morar no Japão é conviver com uma educação que as pessoas levam consigo para sempre e isso é o maior valor que um ser humano pode ter e compartilhar com os que estão a sua volta!!! Já que todos inevitávelmente acabam interagindo e suas atitudes (boas ou más, educadas ou não) acabam por atingir seu semelhante.
    Ah! Eu tava lembrando que em janeiro tu ia no Monte Fuji e estou ansiosa para ver as fotos, qd tu tiver tempo me mande, já sabes que vou adorar!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  8. Oi Hana!!!
    Você merece tudo de bom e todo reconhecimento!!! Como sempre falo se pudesse multiplicaria e espalharia pelo mundo as pessoas que contribuem para um mundo melhor. Admiro tudo o que tu faz, a pessoa que és e teu trabalho, e o mais bacana de tudo é que a gente vê e sente que é com paixão, com amor, com garra, com sinceridade e com determinhação!!! Achei o projeto incrível e divulgá-lo no blog é maravilhoso porque quem sabe alguma coisa possa ser aplicado aqui, de repente outros professores possam tentar fazer o mesmo apesar de tantas dificuldades e obstáculos. Pois é amiga tb quero que nossa amizade permaneça por muitos e muitos anos e possamos recordar qd estivermos anciãs e podermos dizer que vivemos num mundo melhor.
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Ciao BIA e ciao a tutti i tuoi lettori e commentatori .
    Come vedi continuo a scrivere i miei commenti in Italiano pur leggendo però le tue

    pagine in lingua portoghese .
    Che l'educazione e il rispetto del prossimo sia un esigenza comune a tutte le latitudini è

    un fatto del quale siamo tutti d'accordo , una buona educazione impartita nei primi

    anni di scuola è sinonimo di una società civile e progredita .
    I Governi , soprattutto quelli in cui l'economia forte lo permette dovrebbero stanziare

    piu fondi per l'istruzione del proprio popolo , ma spesso questo non succede e il mondo

    è pieno di esempi negativi , non ultimo il Brasile la tua terra dove le scuole private sono

    molto efficienti ma irrangiungibili dalla classe povera e invece quelle pubbliche sono

    carenti sia in termine di qualità che di quantità di insegnamento.
    In Italia non siamo in condizioni migliori tranne che in rari casi in cui è il territorio

    stesso in cui vivi che ti fa da insegnante e di conseguenza la buona educazione ti deriva

    dall'insegnamento di ogni singolo cittadino.
    Per quanto riguarda il Giappone con tutto il rispetto che possa avere per la civiltà

    millenaria giapponese credo che fondamentalmente dietro tutta quella Educazione ci

    sia anche una profonda tristezza .
    Nei vari istituti scolastici le lezioni cominciano alle 8:00 e si protraggono fino a

    pomeriggio inoltrato , ma la maggior parte dei ragazzi, però, non è così fortunata,

    perchè dopo la scuola, deve andare ai vari doposcuola privati anche se questo avviene

    gli ultimi due anni per arrivare piu preparati agli esami.
    Il regolamento scolastico è in genere piuttosto rigido, e sono rari i casi di istituti che

    permettono alle proprie allieve di venire a scuola senza divisa (non si possono indossare

    nemmeno gli accessori come bracciali, anelli, fermagli, spille...).
    Educazione e rispetto verso il prossimo deve essere si insegnato, ma imporlo con la sola

    disciplina rischia di generare un popolo triste e insoddisfatto, privo di un umanità pura

    che contraddistingue invece i popoli latino americani forse un po mal educati ma pieni

    di una generosità e solidarietà che li contraddistingue .
    Scusa se anzichè un commento è quasi il paragrafo di un libro.


    un abbraccio a tutti dall' ITALIA

    ResponderExcluir
  10. Ciao Antonio!
    Grazie per la vostra opinione e le opinioni in materia di istruzione nei diversi paesi. Internet è meravigliosa perché permette lo scambio di pensieri e culture. I commenti anche aggiungere un testo e complemento di fornire istruzione superiore. Vedo che avete abbastanza conoscenze sulle diverse culture e sul Brasile. Grazie te stesso!
    Un abbraccio dal Brasil
    Bia

    ResponderExcluir
  11. Olá...

    olha, que foto mais linda, e vc tem toda razão... só não trocaria o calor humano entre Brasil e Japão... mas do resto, esperamos que um dia seja muito melhor.



    Um Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Cáh!!!
    Obrigada pelo comentário e pela visita!!!
    Seja sempre bem-vinda!!!
    Boa semana!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  13. Bia, confesso que gostaria de ter escrito esse texto, você disse tudo que eu tenho vontade de dizer. Também admiro demais a cultura e educação dos japoneses, temos muito que aprender com eles, são mestres na sabedoria em valorizar a vida em todos os sentidos, humano, profissional, espiritual.
    Também concordo contigo que precisamos de atitudes concretas, afinal um exemplo vale mais que mil palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Néia!!!
    Obrigada pelas palavras, me identifico muito com tua forma de escrever e se expressar não é à toa que me vi no teu perfil quando diz: “procuro conviver com pessoas otimistas, alegres, isentas de inveja... Quero distância dos vazios, que se preocupam mais com a vida alheia, que com a própria, esses me entristece...” é bem assim, a gente vê tanta coisa errada, ao invés de se preocuparem mais com educação, cultura, atitudes há muita falta de respeito, por essas e outras que admiro tanta a cultura japonesa e seus ensinamentos, há muita coisa ruim e valores invertidos divulgados nos meios de comunicação mas agora com a Internet dá para selecionar e discernir o que é mais verdadeiro e os blog são uma maneira de nos proporcionar isso.
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia!

    Sempre pensei dessa forma com relação à Educação. É a ferramenta mais preciosa de inserção social. O dia em que se investir em Educação nesse país o que escoa pelo ralo da corrupção, chegaremos facilmente à condição de país de primeiro mundo. Povo instruído não aceita goela abaixo acontecimentos como o da região serrana do Rio de Janeiro. E tantos mais.

    Um beijo, excelente texto

    Carla

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla!!!
    Como sempre tuas palavras são incisivas e verdadeiras!!! Pra te falar a verdade fico impressionada com o nível intelectual, força expressiva na escrita e inteligência que as pessoas expressam em suas opiniões e blogs, claro que isso é devido a sua educação e oportunidade de ter acesso a cultura, livros e informação, infelizmente restrito a poucos no nosso país.
    Obrigada!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  17. Oii Bia querida!
    Que post lindo e importante!
    Realmente o trabalho da Hana e diversos educadores são papel mais que importantíssimo para os nossos brasileiros aqui no Japão!
    Como a cultura de um país para outro mudam, acredito que na educação também seja da mesma forma, como a Hana mesma comentou, existentes coisas que somente aqui funcionam pois se colocadas no sistema de ensino do Brasil nem os alunos, muito menos os pais aceitariam, coisa de culturas diferentes mesmo.
    Para mim, imagino que o sistema educacional ideal seria a união entre aluno, professor e pais, um envolvimento verdadeiro de compromisso com a formação daquela criança, não apenas como a maioria dos pais fazem, mandando o aluno para escola e deixando a responsabilidade de formação somente para a escola/professor, isso nunca funcionará não é mesmo?!
    Amei o post!
    Amiga, você morando no Sul ainda não gosta do frio também???

    Beijos geladinhos pra vc querida!

    ResponderExcluir
  18. Oi Angel!!!
    Obrigada!!! Pois é... infelizmente é bem assim mesmo como tu falastes... a situação poderia ser bem diferente se valorizassem mais a educação, mas é preciso uma revolução de mentalidades...
    Nem me fale em frio... tenho horror de inverno... aqui no SUL é frio a maior parte do ano... calor mesmo só em janeiro e fevereiro... prefiro o verão!!!
    Beijinhos
    Bia

    ResponderExcluir
  19. Oie lindona saudades
    Concordo com vc Bia, só não sei de onde vai surgir esses homens que vão mudar nossa história, porque se depender dos politicos que estão aí, prioridade é enganar o povo com Copa do Mundo e Olimpiada e vem aí o carnaval e logo até o grande desastre que teve aqui no Rio, e em SC e em SP, logo é esquecido, tudo aqui é feito sem responsabilidade, o governo não tem compremetimento com o ser humano, então educação, saúde, moradia pra que isso mesmo?
    bjos lindona, aproveita o calorzinho, porque logo ele passa que pena. rss
    bjinhosss.

    ResponderExcluir
  20. Oi Djaaaa!!!
    Saudades também!!! Adoro quando tu vem me visitar!!! É bem assim, né? Agora vem o Carnaval, depois as Olimpiadas, Copa do Mundo, mais oportunidades para super-faturamento e desvio de dinheiro... o país do Oba-Oba... é surreal!!! Mas é verdade!!!
    Pois é... o calorzinho passa voando mesmo e o inverno é interminável, eu que o diga!!!
    Beijinhos
    Bia

    ResponderExcluir