segunda-feira, 28 de setembro de 2015

25 ANOS DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

A Casa de Cultura Mario Quintana de Porto Alegre completou  25 anos na última sexta-feira,  foi  inaugurada oficialmente em 25 de setembro de 1990, o prédio histórico era o  antigo Hotel Majestic  no qual tinha hóspedes ilustres  como o poeta Mario Quintana  que morou no período de 1968 a 1980, o quarto em que o escritor viveu pode ser visto com móveis e objetos pessoais expostos e aberto ao público.  É um lugar para visitação e lazer, são sete andares com cinemas, teatro, exposições, bibliotecas, galerias, cafés, oficinas, salas, acervos, enfim diversas atividades culturais, pode se ler e estudar tranquilamente nas  bibliotecas e espaços do local. Há também o Jardim Lutzenberger que tem por finalidade contribuir para educação e construção de uma sociedade mais consciente e responsável, demonstrando que mesmo nas pequenas áreas urbanas  podemos e devemos abrigar ampla gama de espécies, aliando biodiversidade,  produção e prazer estético, sem dúvida o verde purifica o ar dos grandes centros urbanos  onde a poluição já não permite mais as pessoas respirarem  adequadamente, portanto por menor que seja um pouco de natureza torna tudo mais agradável e saudável, para conhecer mais é preciso bastante tempo e voltar outras vezes também. Uma pena que não se preserve mais a cultura, bem como o cuidado com o patrimônio histórico em geral. 

Fotos e vídeo: Bia










video

video

video

video

domingo, 20 de setembro de 2015

DIA DO GAÚCHO

No dia 20 de setembro comemoramos o Dia do Gaúcho. Um povo que lutou por justiça e liberdade. Hoje está sendo celebrado 180 anos da proclamação da República Rio-Grandense. A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos  que aconteceu  devido aos altos impostos cobrados sobre os produtos, principalmente sobre o charque, a extorsão abusiva desencadeou uma revolta que se transformou numa guerra que durou 10 anos. Nesta revolução não teve vencedores e nem vencidos, e sim ocorreu um acordo de paz que beneficiou ambas as partes. Em um post anterior já expliquei sobre isto, para maiores detalhes só acessar o link na Wikipédia. O símbolo do Gaúcho  é representado pela estátua do Laçador  que é um monumento histórico da cidade de Porto Alegre e fica localizado em frente ao terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho

HINO RIOGRANDENSE

Letra de: Francisco Pinto da Fontoura

Música de: Joaquim José Mendanha

 Como a aurora precursora
 Do farol da divindade,
 Foi o vinte de setembro
 O precursor da liberdade.

 Mostremos valor, constância
 Nesta ímpia e injusta guerra,
 Sirvam nossas façanhas
 De modelo a toda terra.
 
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo;
Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

POLÍTICA

Imagem: Google
Política não é meu assunto favorito mas não tem como ignorar a situação que o nosso País se encontra com tanta corrupção, roubalheira e falta de vergonha na cara. Além da quantidade abusiva de impostos que já existe e deveria ser reduzido ainda querem criar mais impostos que todos já sabem que é desviado, é inacreditável mas estamos sendo governados por psicopatas. Como acabar com a crise no Brasil? Simples acaba com a corrupção,  põe na cadeia todos os políticos ladrões, peguem o dinheiro roubado, pois a verba que os políticos desonestos roubaram dava para resolver todos os problemas do Brasil acabar com a violência e criminalidade porque os bilhões surrupiados poderiam ser investido em coisas maravilhosas que mudaria todo este quadro perverso que eles tornaram o Brasil. Tem pessoas descentes que educam e transformam a sociedade honestamente estes sim merecem valor e são virtuosos o contrário deste bando de políticos indignos, ainda bem que as pessoas dignas, honestas e honradas influenciam positivamente o povo brasileiro pois  políticos ladrões só influenciam negativamente mas eu sempre vou acreditar nas pessoas de nobre caráter que estão fazendo a sua parte e acredito que na política brasileira existam profissionais competentes que queiram realmente honrar o povo brasileiro.

sábado, 12 de setembro de 2015

MÚSICA

Imagem: Google
Hoje À Noite, Hoje À Noite

O tempo nunca é o tempo, afinal
Você nunca pode partir sem deixar um pedacinho de juventude
E as nossas vidas são mudadas para sempre
Nunca mais seremos os mesmos
Quanto mais você muda, menos você sente

Acredite, acredite em mim, acredite
Acredite que a vida pode mudar
Que você não está preso em vão
Não somos os mesmos, somos diferentes hoje à noite
Hoje à noite, tão brilhante
Hoje à noite

E você sabe que você nunca tem certeza
Mas está certo de que poderia estar correto
E se você se levantasse contra a luz
E as brasas nunca apagassem na sua cidade à beira do lago
O lugar onde você nasceu

Acredite, acredite em mim, acredite
Acredite na urgência resoluta do agora
E se você acredita que não há uma chance hoje à noite
Hoje à noite, tão brilhante
Hoje à noite

Nós crucificaremos a falsidade hoje à noite
Nós faremos do jeito certo, sentiremos isso tudo hoje à noite
Nós encontraremos uma forma de oferecer a noite, hoje à noite
Os momentos indescritíveis da sua vida hoje à noite
O impossível é possível hoje à noite
Acredite em mim como eu acredito em você
Hoje à noite


 TONIGHT, TONIGHT  - THE SMASHING PUMPKINS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

LIVRO

Alguns livros fazem um bem enorme, assim é “A Terapia do Riso” do Dr. Eduardo Lambert, é uma leitura rápida pois são poucas páginas, mas o seu efeito é grandioso, é bom sempre tê-lo por perto e ler alguns trechos pois energiza e coloca lá pra cima o astral, dá um prazer e uma alegria em ler, são palavras verdadeiras, inteligentes e comprovadas cientificamente seus efeitos na vida das pessoas como explica o autor: “Fixemo-nos na polaridade positiva, pois o que importa é ter qualidade de vida e saúde, que é sinônimo de bem-estar físico, mental e espiritual, com harmonia de funções corporais e emocionais, que nos permite viver com alegria, felicidade e prazer, de bem com a gente mesmo, com a natureza, com as pessoas, com as coisas, com o planeta, com o universo.” Lambert salienta que: “O  otimismo e o positivismo nos guiam para tudo o que é bom, e já que “semelhante atrai semelhante”, vamos melhorar nossas vibrações, atrair coisas e energias boas, para sorrir com alegria.” Realmente se as pessoas aplicassem no dia a dia o que traz bem-estar estariam muito mais felizes e consequentemente espalhariam isto ao seu redor ao invés de tantas coisas ruins e maldades ampliadas e desnecessárias propagadas pela mídia, é muito lixo mental e informações negativas exageradas que além de não ter nenhuma utilidade fazem mal para a saúde. Assim sendo, se tivermos hábitos saudáveis como tão bem dito no livro: “Um sorriso, é um aceno de paz e alegria. Sorrir ou rir é agradável e faz bem. Tudo fica cor-de-rosa, porque o riso relaxa o corpo e a mente, fortalece as defesas orgânicas, melhora a circulação e a pressão arterial e libera “endorfinas”, que promovem uma sensação de bem-estar geral. Enfim, rir é saudável.” E eu concordo plenamente com tudo: “Rir e Sorrir são gestos que demonstram e transmitem alegria, contentamento, satisfação; são um modo de nos expressarmos de forma agradável e exprimirmos nosso prazer de viver”, portanto a “A alegria é uma energia boa, contagiante, que brota na nossa alma e irradia-se, banhando nossa mente e nosso corpo, nos fazendo sorrir. Ela não precisa vir de fora da gente.”  Sem dúvida que estas afirmações são reais e proporcionam paz: “A alegria nos dá paz e aconchego; é um convite ao sossego, nos faz tão felizes que temos prazer em viver; e em ser simpáticos. Ela contagia as pessoas e levanta o astral; afasta todo o mal, desopila o fígado e todo o corpo; revigora a mente e revitaliza o nosso ser; atrai a felicidade.” Virou meu livro de cabeceira, sempre vou ler e reler para manter a mente limpa e saudável.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FERIADÃO

Imagem: Google
Está chegando mais um feriadão e para afastar para bem longe as coisas ruins e negativas, nada melhor do que se conectar com tudo o que há de bom (cada um escolhe o que mais lhe agrada). Para os últimos românticos é sempre bom ouvir músicas que enchem o coração de felicidade e energia positiva, minha trilha sonora vai ser Aerosmith porque gosto de todas músicas deles e acho linda a música I Don't Wanna Miss a Thing.


I DON'T WANT TO MISS A THING - AEROSMITH