Colocar no meu Blog!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

25 ANOS DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

A Casa de Cultura Mario Quintana de Porto Alegre completou  25 anos na última sexta-feira,  foi  inaugurada oficialmente em 25 de setembro de 1990, o prédio histórico era o  antigo Hotel Majestic  no qual tinha hóspedes ilustres  como o poeta Mario Quintana  que morou no período de 1968 a 1980, o quarto em que o escritor viveu pode ser visto com móveis e objetos pessoais expostos e aberto ao público.  É um lugar para visitação e lazer, são sete andares com cinemas, teatro, exposições, bibliotecas, galerias, cafés, oficinas, salas, acervos, enfim diversas atividades culturais, pode se ler e estudar tranquilamente nas  bibliotecas e espaços do local. Há também o Jardim Lutzenberger que tem por finalidade contribuir para educação e construção de uma sociedade mais consciente e responsável, demonstrando que mesmo nas pequenas áreas urbanas  podemos e devemos abrigar ampla gama de espécies, aliando biodiversidade,  produção e prazer estético, sem dúvida o verde purifica o ar dos grandes centros urbanos  onde a poluição já não permite mais as pessoas respirarem  adequadamente, portanto por menor que seja um pouco de natureza torna tudo mais agradável e saudável, para conhecer mais é preciso bastante tempo e voltar outras vezes também. Uma pena que não se preserve mais a cultura, bem como o cuidado com o patrimônio histórico em geral. 

Fotos e vídeo: Bia













6 comentários:

  1. Olha que bacana, Bia. Um lugar ótimo para passear e se informar. E é uma lástima mesmo que não se preserve como se deve locais como esse. Infelizmente não ocorre só nesse caso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal Sérgio! Infelizmente falta preservar tudo no Brasil inclusive a natureza e a poluição do nosso ambiente! :)

      Bjs

      Excluir
  2. Queroda Bia,
    que lindo material nos apresentaste sobre esse lindo complexo da cultura gaúcha! Amo a Casa de Cultura Mario Quintana, tive a oportunidade de conhece-la na adolescência e sempre que posso vou lá respirar aquele ar que é único da casa.
    Estava com saudade!
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar muito bonito mesmo! Vale a pena conhecer! Boa semana Mila! :)

      Bjs

      Excluir
  3. Fiquei, simplesmente, encantada Bia! Essa visitação é um mergulho no mar de cultura e riqueza literária de Mario Quintana. Amei o post, você foi esplêndida nos detalhes, parabéns!
    Bom fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Néia, além de um lugar muito agradável é repleto de cultura, arte, informação e diversas atividades! Que bom que gostou! Obrigada! Boa semana! :)

      Bjs

      Excluir