segunda-feira, 31 de março de 2014

PACIÊNCIA


Imagem: Google
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Desenvolvimento da paciência

Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar um objetivo final desejado.

Eis uma palavra mágica: PACIÊNCIA, precisamos de paciência para tudo nesta vida, especialmente nos momentos de divergência, melhor contar até 10.

FONTE:  Wikipédia

Patience - Guns N' Roses video

sábado, 29 de março de 2014

HORA DO PLANETA


Imagem: Google
Hoje acontece a Hora do Planeta das 20h30 às 21h30, quem quiser participar é só apagar as luzes durante este período, milhões de pessoas ao redor do mundo farão a mesma coisa para aumentar a conscientização. Faça a sua parte também, assim podemos contribuir para a diminuição do aquecimento global, da poluição e evitar tantas tragédias que ocorrem devido a falta de responsabilidade e respeito com a natureza. O slogan deste ano é “Use seu poder para salvar o planeta”,  este é um dos maiores movimentos mundiais contra o aquecimento global, de alguma maneira as pessoas mostram seu descontentamento e criam formas de participar e mudar as atitudes erradas ao invés de só se queixarem do calorão, tomara que não somente neste dia mas durante todos os dias do ano as pessoas continuem a agir de forma correta e educada é bem mais efetivo do que ficar  se lamentando. Maiores informações no site Aqui: 

quinta-feira, 27 de março de 2014

TRÊS COISAS DISTINTAS

Imagem: Google
O que é a inveja? O que é a admiração? O que é crítica construtiva?

Na minha opinião são três coisas bem diferentes, não gosto quando comparam inveja com admiração porque  a inveja é um sentimento horrível e ruim ligado ao ódio, admiração é um sentimento maravilhoso e construtivo ligado ao amor, já a crítica construtiva é quando se aponta algo que pode ser melhorado e aperfeiçoado, penso que é isto, objetivamente.   De acordo com Bernardo Stamateas: “A palavra inveja vem do latim e quer dizer: “eu vejo”. A palavra admiração também vem do latim e significa: “eu olho para”. Invejar quer dizer “olhar mal”; admiração implica “olhar para”. Ambas têm a ver com olhar; a diferença é que a inveja traz raiva, enquanto admiração motiva. Qual a diferença? Invejar é dizer “olho para destruí-lo”; admirar, “olho para aprender como você conseguiu”. São coisas diferentes e sentimentos antagônicos, enfim,  é isso mesmo.  Tudo seria muito melhor se as pessoas aprendessem a admirar e procurar melhorar a si mesmo ao invés de desqualificar o que é construtivo e maravilhoso, só crescemos, aprendemos e nos tornamos seres humanos realmente evoluídos quando respeitamos o nosso semelhante. 

sábado, 22 de março de 2014

LAMENTAÇÕES


Imagem: Google
Muitas pessoas passam o tempo todo se lamentando, lamentam de tudo e nada fazem para mudar. Existe uma grande diferença entre lamentação e reclamação, lamentar é se queixar e não mudar nada, reclamar das coisas erradas é necessário para que possam serem melhoradas, corrigidas e aperfeiçoadas, quando se tiver razão e motivo para isto. Elogiar deveria ser também uma coisa mais frequente e assim valorizar o que está certo para que continuem serem bem feitos e progredindo cada vez mais, certamente tudo seria melhor, se as pessoas entendessem que o desenvolvimento de uma sociedade é cada um que faz, que somos obrigados a conviver uns com os outros e a estupidez ou gentileza do próximo acaba afetando a  própria vida, mesmo quando pessoas pensam que não, que se fizerem algo de ruim para alguém  estarão fazendo mal para o outro e não para si, mas na verdade estão fazendo o mal para si mesmo, porque vivemos em sociedade, mais adiante serão vítimas de si mesmo além de prejudicar tantas pessoas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

RESPONSABILIDADE SOCIAL


Imagem: Google
Muitas coisas poderiam ser evitadas se as pessoas fossem mais responsáveis, no entanto, a imprudência, inconsequência e irresponsabilidade de tantos indivíduos acaba afetando a vida alheia. Por isso nunca é demais repetir o que é correto, dizem que uma mentira repetida várias vezes se torna verdade (o que é um absurdo) então devemos sempre repetir as coisas certas para podermos vivermos neste mundo desumano e sem responsabilidade social, se cada um de nós puder conscientizar ao menos uma pessoa, acredito que de alguma forma contribuímos para mudar o que está errado, já é um grande trabalho.  Os blogs tem essa função educativa, muitas vezes uma frase diz mais do que textos enormes (a concisão reside em dizer com um mínimo de palavras um máximo de verdade), o importante é disseminar a informação correta, esclarecimento e cultura, porque se muitos sofrem principalmente nos países subdesenvolvidos, como no BRASIL, é culpa da alienação, falta de educação e conscientização. Essa é a nossa triste realidade, tem horas que os ouvidos cansam de escutar e ver tantas bobagens ditas e publicadas, é melhor nem ouvir certas coisas para não poluir à mente. Por tudo isso, é que damos graças ao surgimento da internet que é uma opção para nos livrarmos de tanto lixo e termos à liberdade de escolher e ver outras coisas, outras culturas, dentre tantas variedades podemos contar com os blogs, ainda bem, atitudes como o cavalheirismo também poderiam ser mais corriqueiras, parece coisa de outro mundo, é mais fácil encontrar um cavalo do que um cavalheiro, algo raro, tem coisas que deveriam voltar a ser moda, se preocuparem mais com o conteúdo e com a educação do que somente com a aparência, principalmente os políticos que usam o dinheiro público para fazerem implante de cabelo, tratando da estética a custa do dinheiro do povo, é realmente um deboche, no país campeão de cirurgias plásticas, deveriam começar a fazer implante de neurônios,  quem sabe assim poderia ter uma eficácia mais direta na evolução do Brasil levando a estimular a criação cultural, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo.

New Radicals - You Get What You Give video

segunda-feira, 10 de março de 2014

NUNCA DEIXE DE VOAR

Imagem: Google
Quando decidi criar o meu blog,  meu post inicial foi com este vídeo “Nunca deixe de voar”  não poderia ser mais motivador para começar algo, senti vontade de postá-lo novamente, agora além do vídeo, o texto por escrito, não sei de quem é autoria mas traduz muito bem o quanto devemos lutar e batalhar pelos objetivos almejados, nunca desanimar, porque nada é fácil nesta vida, é preciso muito trabalho, dedicação e competência, quem consegue as coisas fáceis não é de maneira honesta, os políticos são os piores exemplos disto, não acho graça em saber que se atingiu um objetivo fazendo mal para os outros ou através de corrupção porque no fundo quem faz isto não tem a satisfação plena e real  de conquistar algo porque realmente mereceu, porque batalhou de verdade com honestidade, acho que o prazer de saber que venceu honestamente não tem preço, por isso nunca deixe de voar:

“Nunca deixe de voar
Voe sempre na direção de seus objetivos
Por mais alto que estejam
Você sempre irá alcançá-los
Às vezes se sentirá sozinho
Ou apenas mais um na multidão
Mas lembre nunca deixe de voar
Você encontrará obstáculos
Às vezes terá que voltar ao início
E recomeçar tudo de novo
Terá vontade de abandonar tudo
Mas sempre terá alguém para encoraja-lo
Alguém que pode sempre contar com você
Que sabe que o caminho é longo
Que haverão disputas
Mas saberá a importância do trabalho em equipe
E que a cada conquista
Poderão comemorar juntos todas as vitórias
Por isso nunca deixe de voar
Seja audacioso
Não espere o vento te levar
Mergulhe fundo em seus objetivos
Esteja sempre atento as oportunidades
Pois elas o levarão a vôos ainda maiores!"

video

terça-feira, 4 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Imagem: Google
Dormir é muito bom, a sensação de descansar e de conforto com uma boa noite de sono é realmente renovador. Na adolescência eu achava que dormir era perda de tempo, porque enquanto se dormia deixava de se fazer muitas coisas e pra mim era desperdício de horas, mesmo eu adorando dormir e detestando acordar cedo, ainda mais no inverno, acordar cedo no frio é um suplício, sair da cama quentinha para enfrentar pela frente vento e chuva não é uma das coisas mais agradáveis, já no verão é bem mais fácil acordar.  Sei que eu adoro dormir, é uma das coisas boas da vida. Mas como tudo, sempre gosto de saber as explicações científicas sobre as coisas, além das sensações, o que realmente acontece, comprovado através dos estudos e pesquisas, em uma  publicação na revista Science, explica  que o sono ajuda a limpar o cérebro de informações desnecessárias e dar lugar as novas aprendizagens, por isso tão importante fazer uma faxina no cérebro, se dormir proporciona este acontecimento então maior valor e benefício tem ao dormir as horas fundamentais para essa restauração do cérebro.  É comprovado cientificamente que muito do que aprendemos num dia não precisamos memorizar, por isso temos que limpar o lixo do cérebro para as novas informações e somente com o sono isto é possível. O estudo afirma que: “A descoberta reforça a ideia de que é essencial dormir bem de noite para consolidar as memórias importantes da véspera e eliminar as que estão a ocupar espaço desnecessariamente. Já se sabia que o sono promove a aprendizagem, mas esta equipe chegou à conclusão de que "a aprendizagem aumenta a necessidade de dormir". Então tenhamos bom sono e bons sonhos.