Colocar no meu Blog!

domingo, 1 de setembro de 2013

COMBATE AO CIGARRO

Cigarro gigante com 5 ambientes mostrando os efeitos do fumo
Foi realizado em  Porto Alegre pela Secretaria Municipal da Saúde nos dias 29 a 31 de agosto uma instalação urbana com a reprodução de um cigarro gigante em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O objetivo da ação é incentivar a população a ter hábitos saudáveis e mais qualidade de vida.  Ontem eu estive lá e ao entrar no cigarro gigante se passa por uma experiência sensorial em cinco ambientes, o primeiro  simula uma festa onde se tem fácil acesso ao cigarro, o segundo  mostra as substâncias tóxicas e venenosas que  ele contem, o terceiro  os sintomas horríveis como falta de ar,  pele danificada, dentes deteriorados, mal cheiro, tosse  insistente e demais malefícios do vício, o quarto é representado por correntes e a escravidão que causa este mal e o quinto é a idéia de alívio, o ar puro,  verdadeira liberdade ao se livrar do cigarro e partir para uma vida saudável  com indicação de procurar tratamento para combater  este dano. Achei a iniciativa incrível, deveria permanecer por mais tempo, não apenas três dias, mas sim uma semana inteira, e as escolas fazerem visitas obrigatórias para alertar as crianças e os adolescentes que são presas fáceis para a sedução e ilusão dos vícios.  Além de todo o esclarecimento foram entregues lindos cartões postais da cidade com a campanha: “A VIDA É MELHOR SEM CIGARRO”  no qual informa que mais de 70% das mortes no Brasil ocorrem por doenças crônicas em que o hábito de fumar é um dos principais causadores de todos estes males. Espero que repitam mais vezes este projeto, pois somente  atitudes como estas educativas e preventivas podem  surtir efeito mais eficaz, devem sempre serem incentivadas e propagadas. Eu adorei, não fumo, nunca fumei  e odeio cigarro, então aprovo totalmente, todo fumante devia ver de perto o que acontece com o seu organismo quando absorve esta fumaça destrutiva. No vídeo está escuro mas é assim mesmo porque mostra o interior do cigarro e os efeitos nocivos no organismo o que é mesmo uma escuridão na vida de quem cultiva este hábito terrível que é o tabagismo.

Um post anterior sobre os malefícios do cigarro, clique AQUI:


Durante a visitação são dadas orientações para se livrar do vício



Vídeo e fotos: Bia 


8 comentários:

  1. Gente eu amei a idéia...precisamos de mais movimentos assim, a saúde agradece!!

    Bjss flor

    ResponderExcluir
  2. É uma iniciativa maravilhosa, Bia! Gostei muito e acho que deveria se repetir e multiplicar em mais lugares. beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Realmente, tenho 19 anos e desde nascida minha mãe era usuária de tabaco. Felizmente ela se livrou do vicio, porém apenas percebeu de fato o mal que fez ao corpo, depois se sofrer uma trombose e embolia pulmonar.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Fantástica ideia! Para de fumar é amar a si mesmo! abraços

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Inglaterra o sistema de saúde é público e também as campanhas, então quem quer parar de fumar pode pedir ajuda do governo sem custos. Não tem desculpa pra abandonar o cigarro. Eu fumei por 10 anos mais ou menos e hj nem consigo lembrar de como eu era viciada.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  6. Essa iniciativa é fantástica Bia, somente com campanhas preventivas é que se pode mudar algo com relação aos vícios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que ótima iniciativa, hein? É uma campanha sempre muito válida, Bia. bjsss

    ResponderExcluir
  8. Que bacana!
    Espero que leve as pessoas a respirar ar puro.
    Não consigo nem ficar próxima de alguém que esteja fumando, o cheiro é tão ruim, é tão ruim a sensação, que fico me perguntando como pode ser bom para algumas pessoas.

    Beijos Bia.

    ResponderExcluir