Colocar no meu Blog!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

IMPOSTOS

Achei muito interessante a mostra: “Cidade sem Impostos” que aconteceu na PUC, esta exposição esta dentro do evento 26° Fórum da Liberdade que ocorreu dia 08 e 09 de abril na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre,  organizado pelo o Instituto de Estudos Empresariais (IEE),  foram construídas duas réplicas de casas brasileiras, uma com produtos adquiridos com a atual carga tributária e a outra como seria se não tivessem impostos (como se poderia comprar muito mais). Essa iniciativa é tão significativa que deveria percorrer o Brasil para todas pessoas verem de perto o que se paga de impostos e muitos não tem noção, tem pessoas que são tão alienadas que não sabem que em tudo o que fazem e consomem tem tributos embutidos até o ar que respiramos.  Esta ideia foi ótima, uma pena que poucos ainda tenham acesso a este tipo de reflexão e debates, ou não se interessam por melhorar suas próprias vidas.  Ontem estive lá, é triste saber que pagamos tantos impostos, grande parte é desviado em corrupção, se ao menos fosse aplicado como deveria ao que se destina. Viver sem impostos é impossível, mas pagar tanto e não ter o retorno a altura é insano, sempre falam que vão reduzir a carga tributária quando se elegem, mas sempre fica na conversa e não na prática, o Brasil é o país com a maior carga tributária do mundo e a qualidade dos serviços oferecidos não faz jus ao absurdo de impostos que pagamos. Eis alguns exemplos:

     ESCOLA PARTICULAR – 26,42% do valor da mensalidade é imposto.
BAR – 55,60% do valor do preço da cerveja  é imposto.
HOTEL – 29,56% do valor da diária é imposto.
RESTAURANTE – 32,31 do custo da refeição é imposto.
SALÃO DE BELEZA – 26,32 do valor de serviços é imposto.
CINEMA E TEATRO – 40,85% do valor do ingresso é imposto.
POSTO DE GASOLINA – 53,03% do preço do combustível  é imposto.
                                 



           






                                                                                  









Imagens e vídeo: Bia

12 comentários:

  1. Até pensando a gente paga imposto... rs rs rs brincadeiras a parte, repassar esse tipo de informação a sociedade através de uma mostra é uma boa ideia. Gostei do seu post, Bia... Suas fotos e vídeo ficaram muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante!! Todos precisam ver isso pra saber mais detalhadamente o quanto somos roubados! abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom para refletir Bia! Claro que inexiste a possibilidade do imposto zero, mas a ideia dessa "mostra" aponta para a necessidade de se rever a exploração governamental sobre os trabalhadores em geral.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!

    Parabéns pela postagem!

    É triste pagar tanto imposto e não ver o retorno disso.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  5. É mesmo revoltante essa carga tributária e se ainda pudéssemos contar com serviços públicos eficientes, mas nem isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bia, eu nasci em Ribeirão Preto - SP, mas morei desde pequenina em uma cidade do interior de São Paulo chamada Cravinhos, me mudei de lá recentemente, faz 7 meses que estou em Uberlândia - MG ^^

    ResponderExcluir
  7. Nós pagamos uma quantidade absurda de impostos, Bia. E grande parte do dinheiro vai para desvios de verba e corrupção. Os serviços públicos que se danem. E infelizmente vamos morrer sem ver mudanças. bjs

    ResponderExcluir
  8. Hey Bia!

    You are one of the earliest bloggers I have met online! visiting Brazil is my dream and I would love to be there and discover your culture!

    It's still costs a lot of money but I am sure I will visit your lovely country! I am counting on you to give me a tour! :)

    Much love!

    Aurindam

    ResponderExcluir
  9. São tantos impostos que vc para pra pensar: "onde o governo aplica tudo isso?". No bolso deles, obviamente e ainda tem gente passando fome no país. É uma vergonha isso!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bia! Recentemente os grandes supermercados ( ao menos daqui) estão demonstrando, no cupom fiscal, o quanto pagamos de impostos em determinada compra - tanto em porcentagem como em "dinheiro vivo". É uma iniciativa interessante também para que todos vejam o quanto pagamos em impostos no dia a dia, principalmente para aqueles que ainda dizem "não pago imposto". ( oh, ingenuidade! rsrs)

    Bjs

    ResponderExcluir