Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Hoje é feriado no RIO GRANDE DO SUL, em comemoração a Revolução Farroupilha também conhecida como Guerra dos Farrapos, no qual ocorreu o conflito entre sul-rio-grandenses republicanos e o governo imperial que durou de 1835 a 1845, foi a mais longa guerra civil da história brasileira, foram dez anos de batalhas entre Imperialistas e Republicanos, os Imperialistas defendiam a manutenção do império e os Republicanos lutavam pela proclamação da república brasileira. Em 1845, após vários conflitos militares, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro. Esta data tornou-se um pretexto para enaltecer mais ainda todas as tradições gaúchas da nossa querência, gaúchos tem isto muito forte enraizados em sua cultura e educação, não é à toa que são chamados de um dos povos mais bairristas do Brasil, são muito orgulhosos e fiéis as suas tradições (no bom sentido é claro não se deve jamais ser ufanista),  durante toda a semana se comemora esta data, no qual é realizado o “Acampamento farroupilha” onde se pode ver de perto toda cultura gaúcha, saborear um apetitoso churrasco e as demais comidas campeiras.


As fotos das menininhas vestidas de prendas são imagens que eu achei neste link:  http://www.terragaucha.com.br/revolucao_farroupilha.htm


 
O vídeo é uma homenagem ao DIA DO GAÚCHO unindo as duas comemorações: o aniversário do GRÊMIO FBPA (15/09) e do RIO GRANDE DO SUL!!!(20/09)  enviado por sprowN no YouTube.

13 comentários:

  1. Oi Bia!!!!

    Que delicia feriado!!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Bia, o orgulho dos gaúchos por sua terra é algo admirável e inigualável! Um exemplo para o resto do país. Oxalá cada Estado brasileiro mantivesse suas tradições como no Rio Grande de Sul.
    Parabenizo-os!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hoje tomei um bom chimarrão e depois comi um apetitoso carreteiro de charque.
    Viva os nossos ideais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita admiração pelo Rio Grande do Sul *.*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que tem uma musica do Cantor o Rappa, que fala sobre a guerra dos farropilha.

    Não tenho certeza

    ResponderExcluir
  6. Bia,

    Uma festa bonita, gostei dos vestidos das moças, essa caracterização torna a homenagem diferente.

    Uma linda primavera para você

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia,

    eu nao conhecia essa celebracao.
    Havia aprendido sobre a Guerra dos Farrapos na escola, mas nao sabia que era lembrada até hoje.
    Como o nosso país é grande e rico em tradicoes das mais diferenciadas!

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia, gostei do seu texto sobre a história da Guerra dos Farrapos, mas quando vc escreve que..."A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro", eu prefiro uma outra leitura, ..."e ao final da Revolução Farroupilha o Brasil voltou a fazer parte do RIO GRANDE". Modéstia de gaúcho. rsrsrs. (está na internet).Grande bjo.

    ResponderExcluir
  9. Bia feliz dia do gaúcho, meio atrasado! Rss. Se tem algo que eu admiro muito no povo gaúcho é o amor que vcs tem pela terra de vcs, o costume de lembrar das lutas que já enfrentaram, da história que fizeram! Certamente sabem do valor que tem, por isso que ali agente vê um bom desenvolvimento humano, eu acho por exemplo, naquilo que eu compartilhei contigo, com relação a saúde, por exemplo, vcs estão bem à nossa frente. Dão valor ao trabalho das pessoas, investem nas pessoas, acreditam e cultuam seus ideais de forma muito bacana e saudável, vcs tem uma força muito grande, isso tá no sangue. Amo o povo gaúcho!!! Parabéns pra vcs!!! Bjuuu! Boa semana!!! ;)

    ResponderExcluir