Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 27 de março de 2014

TRÊS COISAS DISTINTAS

Imagem: Google
O que é a inveja? O que é a admiração? O que é crítica construtiva?

Na minha opinião são três coisas bem diferentes, não gosto quando comparam inveja com admiração porque  a inveja é um sentimento horrível e ruim ligado ao ódio, admiração é um sentimento maravilhoso e construtivo ligado ao amor, já a crítica construtiva é quando se aponta algo que pode ser melhorado e aperfeiçoado, penso que é isto, objetivamente.   De acordo com Bernardo Stamateas: “A palavra inveja vem do latim e quer dizer: “eu vejo”. A palavra admiração também vem do latim e significa: “eu olho para”. Invejar quer dizer “olhar mal”; admiração implica “olhar para”. Ambas têm a ver com olhar; a diferença é que a inveja traz raiva, enquanto admiração motiva. Qual a diferença? Invejar é dizer “olho para destruí-lo”; admirar, “olho para aprender como você conseguiu”. São coisas diferentes e sentimentos antagônicos, enfim,  é isso mesmo.  Tudo seria muito melhor se as pessoas aprendessem a admirar e procurar melhorar a si mesmo ao invés de desqualificar o que é construtivo e maravilhoso, só crescemos, aprendemos e nos tornamos seres humanos realmente evoluídos quando respeitamos o nosso semelhante. 

2 comentários:

  1. Eu adorei essa frase dele no livro... e realmente, eu graças ao Cara lá de cima sempre tive admiração pelas conquistas dos outros e não inveja. Nem consigo lembrar a última vez que eu tive inveja de alguém. Acho isso o mais positivo na minha vida e o qual eu tenho orgulho de falar.

    Sempre corri atrás do que eu quis e o que tive porque não corri, aproveitei a oportunidade com unhas e dentes.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isto Bah, quando se está focado nos próprios objetivos, se busca realizar o que é importante na própria vida.

      Kisu!

      Excluir