segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ESTÁTUA DO LAÇADOR

A Estátua do Laçador (ou Monumento ao Laçador) é um monumento da cidade de Porto Alegre. É a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos) e teve como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes. Foi tombada como patrimônio histórico em 2001, e em 2007 ela foi transferida de seu local antigo, o Largo do Bombeiro, para o Sítio O Laçador, para permitir a construção do viaduto Leonel Brizola. Na verdade, Paixão Côrtes nunca foi o modelo da estátua, e todos aqueles que poderiam confirmar isso já estão mortos. O escultor usou como modelo um colono de origens alemãs, diferentemente de Paixão Côrtes que tem traços tipicamente gaúchos.

História

Em 1954, na Exposição do IV Centenário de fundação de São Paulo, no Parque Ibirapuera, foi elaborado um concurso público para a execução de uma escultura que identificasse o homem rio-grandense. A escultura ficaria exposta no espaço reservado ao Rio Grande do Sul, e o concurso foi disputado pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi (natural da cidade de Pelotas). Este último foi o vencedor, com um modelo em gesso que deveria após o término do evento ser fundido em bronze e ofertado a São Paulo.
Houve reivindicação popular para a compra da estátua, o que foi feito pela prefeitura do município e, em 20 de setembro de 1958, ela foi inaugurada, sendo instalada na entrada principal da cidade, junto ao [Aeroporto Internacional Salgado Filho].
Num concurso público em 1991, a estátua de bronze de 4,45 metros de altura (6,55 metros com o pedestal) e 3,8 toneladas foi escolhida como símbolo da capital gaúcha, com a maioria dos votos populares.
Portava originalmente uma boleadeira em uma das mãos.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

9 comentários:

  1. Oi Kaz!!!
    Minha cidade!!! Mas gosto muito de São Paulo também, já fui algumas vezes ai e gosto do Guarujá!!!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. E assim vou sabendo algo desse querido Brasil onde nunca irei, a despeito de ter o meu filho, a minha nora e a sua filhinha, em Copacabana. Mas a viagem leva horas demais ... Se o Concorde não tivesse acabado, pode ter a certeza que ia, Bia...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria!!!
    Sempre fico muito feliz com sua visita e seus comentários!!!
    Uma pena que fique complicado de vires ao BRASIL, mas quem sabe um dia,né?
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi!; falando em cidade, eu moro em uma cidade de minas: Ipatinga,não é lá estas coisas mas é legal...
    kaz

    ResponderExcluir
  5. Oi Kaz!!!
    Eu jurava que tu morava em São Paulo porque lá no teu blog quando comento aparece SP... Gosto de Minas Gerais porque é mais tranquilo... o ruim das cidades populosas é violência demais!!! Tu nasceu em Ipatinga mesmo?
    Bia

    ResponderExcluir
  6. É... aquele é o fuso horário, não sei por que fica são paulo em todos.
    mas; nasci e moro aqui em Ipatinga, ''SÔ mineiro UAI''
    apesar de não utilizar desse tipo de linguagem para me expressar.
    kkkkkk
    kaz

    ResponderExcluir
  7. muito boas as bandas, eu, além destas gosto de bandas como:
    Nightwish, haggard, Kamelot, Within Temptation...

    ResponderExcluir
  8. Também escuto aquelas que colocastes lá no meu blog, mas se eu disser o que mais eu gosto muito garanto que não acredita:
    sabe aqueles jogos do supen nintendo,mario donkey kong, então, escuto também músicas destes jogos...
    a melodia e muito boa, se interessar(duvido)olha aqui:

    http://lucasnevalainen.wordpress.com/japao/musicas-de-jogos-do-super-nes/

    ResponderExcluir