Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SOLSTÍCIO DE INVERNO


Imagem: Google
Esta começando a estação do ano que eu mais detesto, por mim o inverno não precisava existir, pois não suporto o frio, mas com o inverno também acontece o Solstício, o fenômeno astronômico que acorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte, assim diz-se que é solstício de verão no hemisfério norte quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério e, ao mesmo tempo, que é solstício de inverno no hemisfério sul, por causa da menor incidência de luz solar neste hemisfério, embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de Dezembro no hemisfério norte e 21 de Junho no hemisfério sul. Com os vários movimentos da terra como a rotação em que ocorre o deslocamento da terra em torno do seu próprio eixo e a translação no qual é o movimento da terra em torno do sol é que se da o efeito solstício. No solstício de inverno, acontece a noite mais longa do ano e o dia mais curto do ano. Nos dias de solstício, a longitude do dia e a altura do Sol ao meio dia são as máximas no solstício de verão e são mínimas no solstício de inverno comparadas com qualquer outro dia do ano. Na maioria das culturas antigas celebravam-se festivais comemorativos dos solstícios.

FONTE: Wikipédia


(VIDEO INTERNET)

12 comentários:

  1. Oi Bia!
    E o inverno chegou, por aqui não sentimos muita diferença, embora ande chovendo um pouco e a temperatura esteja mais baixa. Eu gosto do inverno, as temperaturas baixas que vocês vivem aí eu gostaria muito de sentir. Fica tudo muito aconchegante, gostoso, pode ser que eu diga isso por não precisar viver toda a estação assim, só quando vou a passeio, mas gosto muito, procuramos viajar para lugares com baixas temperaturas, bem pelo menos para passear é muito bom.rsss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, nós que moramos no Sul sabemos bem o que é o frio, você mais do que eu, visto que em seu Estado as temperaturas são ainda mais baixas que no Paraná. Confesso que sofro com essa estação, sou friorenta demais! Mas não chego a odiar não, rsrs, afinal adoro caldos e sopas e agora é uma época propícia, sem contar com as festas juninas e julinas, sou do interior e esse costume se mantém por aqui. Então, quentão, pipoca e muita alegria para esquentar o frio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia!
    Adorei seu post, pois também detestava o inverno. E olha que em Pernambuco eu te afirmo que não faz frio. Apenas melhora o calor.
    Mas aí fui morar numa região muito quente( ainda moro) , mas tão quente que quando o tempo muda pra chuva eu fico feliz.
    Mas te entendo, viu?
    Beijos!
    Selma

    ResponderExcluir
  4. e aqui comecou oficialmente o verao :)
    bjos

    PS: te amndei um email ta!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga hoje eu vim agradecer o carinho de sua presença no meu cantinho, assim que poder virei com mais calma.
    Um abençoado fim de semana.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia! Começou a estação que tu mais gosta então??? (kkkkkkkk, brincadeira). Não curto muito o inverno tb, nós aqui do sul que digamos neh? É muito chato tem que acordar cedo naquela friagem toda, na hora de tomar banho às vezes a água não esquenta como deveria, se tu fica muito tempo no ar condicionado e sai na rua depois, fica todo congestionado, roupa que não enxuga nos dias de chuva, dias mais curtos, noites mais longas, é muito desconforto mesmo, e com menos disposição pra sair na rua e fazer alguma coisa, agente come mais e engorda, ixxxx, kkkkkkkkk, ai credo! Rsss. MAS, ainda bem que daqui a três meses tudo será diferente, a primavera vai chegar, e assim como é na natureza, na nossa vida tb, acontece mudanças, coisas vem e vão, tem os começos e os fins, e a vida segue, mesmo quando o tempo é ruim, precisamos tocar em frente, pois temos a esperança da próxima estação à nossa frente, e ela vai chegar!!! Rss. Bjuu Flor!!! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia
    tambem nao gosto de frio
    mas por ironia, vim parar nesta geladeira...
    ainda bem que aqui é verao agora...

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Agora tá explicado pq anoiteceu tão cedo nos últimos dias...
    Diferente de você eu gosto do inverno, aqui na Bahia é um alívio. hahaha
    http://nossa-caixa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia

    Tô com vc não gosto do inverno, mas como não tem jeito vamos curtir nè?!

    Minha prof de Yoga diz que toda estação tem sua beleza, concordo mas o problema do inverno e o frio gelado e a falta de sol que muitas vezes me deixa deprê. Mais vamos encarar mais esse né?!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que interessante, Bia, não conhecia este fenômeno... Obrigada pela visita e comentário! beijins e linda semana.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do inverno, acho que as pessoas se vestem mais elegantemente rs
    E por falar em frio, peguei um gripe muito forte, mas graças a Deus passou, o chato do inverno é isso rs.
    Eu conheço esse fenômeno graças ao meu professor do 2º ano do ensino médio, essa palavra SOLSTÍCIO, me lembra ele.


    Beju

    ResponderExcluir