sábado, 27 de abril de 2013

RIO GRANDE DO SUL


Imagem: Google
O Rio Grande do Sul é uma das 27  unidades federativas do Brasil.  Localizado na Região Sul,  tendo como limites o estado de Santa Catarina ao norte,   o oceano Atlântico ao leste,  o Uruguai ao sul e  a Argentina ao oeste.  Sua capital é o município de Porto Alegre.  Quem nasce no Rio Grande do Sul  é denominado gaúcho.

A bandeira do estado do Rio Grande do Sul é composta de três faixas diagonais nas cores verde (superior), vermelha (meio)  e amarela (inferior). A faixa verde representa a mata dos pampas gaúchos, a vermelha significa o ideal revolucionário (coragem do povo) e a cor amarela simboliza as riquezas nacionais do território gaúcho. No centro da bandeira há o brasão (o escudo de armas) do Rio Grande do Sul, com o lema: Liberdade, Igualdade, Humanidade.

Imagem: Wikipédia - Gramado

O Rio Grande do Sul é um estado com várias opções de turismo. O estado recebe anualmente cerca de 2,0 milhões de turistas. As praias do litoral norte nas cidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado, esta última apresentando falésias. São três pedras que ficam na beira do mar, sendo que uma delas avança mar adentro em uma altura de 30 metros. No litoral sul destaca-se a praia do Cassino, em Rio Grande, constante no Guiness Book como a maior praia do mundo.

Imagem: Google - Gramado

As serras atraem milhares de turistas todos os anos, no inverno e verão. As cidades de Gramado e Canela são conhecidas na época de Natal pela decoração das cidades, juntamente com os parques natalinos. No inverno, os turistas visitam essas cidades juntamente com Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas baixas, muitas vezes negativas e com a possibilidade de queda de neve, para a felicidade dos turistas.

Imagem: Google - Gramado

Nas mesmas se encontram os cânions de Itaimbezinho e da Fortaleza, os quais são dos maiores do Brasil. Em Gramado acontece o Festival de Cinema. Na conhecida como "Pequena Itália", em que se localizam as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, pode-se encontrar as melhores vinícolas do Brasil. Ainda a oeste, se encontram as Missões Jesuíticas, nas cidade de São Miguel das Missões e arredores.
Embora com menor destaque turístico, a região de Pelotas, reconhecida por ser o município brasileiro do doce e por possuir grandes monumentos e prédios tradicionais e seculares, vem alcançando destaque com a festa anual denominada Fenadoce.

Imagem: Google - Natal Luz Gramado

Outro destaque do turismo rio-grandense é a Oktoberfest, uma festa de cultura alemã, realizada em várias cidades gaúchas, e a Festa da Uva, realizada de 2 em 2 anos pela cidade de Caxias do Sul.

ALGUMAS EXPRESSÕES E PALAVRAS USADAS NO SUL

  • Bah! = Puxa!, Que coisa! - é primariamente, uma interjeição de espanto, mas pode ter outros usos, como, por exemplo, mostrar hesitação ao iniciar uma frase.
  • Capaz? = É mesmo?, Imagina! - indica espanto e dúvida ao mesmo tempo quanto ao que a pessoa acabou de ouvir.
  • Bem Capaz!! - Com uma entonação típica, significa "De jeito nenhum".
  • Que tri! = Que legal!
  • Piá = menino
  • Guri =  garoto
  • Guria = moça
  • Tchê = pessoa
  • Tri = prefixo que significa muito (trilegal, tribonita)

PILCHA

Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. O CTG disciplina o seu uso e no estado do Rio Grande do Sul é, por lei, traje de honra e de uso preferencial inclusive em atos oficiais públicos. É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do povoado.

VESTIDO DE PRENDA

Ao trajar o vestido de prenda, a mulher gaúcha reporta ao tempo de suas antepassadas guerreiras, que não se deixaram esmorecer mesmo diante de dez anos de lutas e peleias, que tomaram conta de suas estâncias, sem nunca perder suas virtudes tão preciosas. Através da indumentária gaúcha é propiciada a retomada de diversos valores e princípios que são de suma importância para o tradicionalismo na atualidade, pois reflete a pureza, a simplicidade, a delicadeza, a graciosidade e ao mesmo tempo a firmeza da mulher gaúcha.


CHURRASCO

É o prato típico e favorito da maioria dos gaúchos.


Imagem: Google

CHIMARRÃO

Hábito comum do dia a dia dos gaudérios.

HISTÓRIA DO CHIMARRÃO AQUI:


COMO FAZER UM CHIMARRÃO AQUI:    


Imagem: Flick - Mauro Heinrich

                              EU SOU DO SUL – OS SERRANOS
video

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PLANETA TERRA


Imagem: Google
Dia da Terra

 O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

História

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

  • Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.
  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.
  • "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."

Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Este dia não é reconhecido pela ONU.

FONTE: Transcrição da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem: Google

Imagem: Wikipédia - Bandeira não-oficial do Dia da Terra


                                            PLANETA TERRA VISTO DO ESPAÇO
                                                                                              
video

terça-feira, 16 de abril de 2013

O PODER DO SORRISO

RIR FAZ BEM À SAÚDE

Como falei no post anterior sobre o projeto 365 sorrisos, resolvi dar continuidade citando os reais benefícios que o sorriso acarreta  para a saúde  e a sensação de bem estar que proporciona  ao organismo.  A alegria não só faz a vida melhor como mantém as doenças a distância. De acordo com os especialistas uma boa risada põe em movimento um número incrível de músculos faciais. Quando rimos com gosto nosso organismo ativa substâncias químicas, entre elas estão as endorfinas produzidas pelo cérebro, que tem múltiplas funções, a principal é aliviar as dores. Estas substâncias funcionam como antidepressivo e calmante geral. Constatou-se também que rindo frequentemente melhora-se a respiração e aspira-se maior quantidade de oxigênio, o que facilita a circulação do sangue. 


UMA VIDA COM SORRISO PROPORCIONA:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Faz bem para a saúde física, mental e emocional.
  • É uma das práticas mais econômicas de combate ao estresse.
  • Ajuda às pessoas a manterem uma atitude positiva diante da vida
  • Excelente exercício aeróbico interno e externo
  • Aumenta a criatividade
  • Rejuvenesce  e revitaliza
  • Estimula a circulação
  • Aumenta a auto-estima  e a auto-confiança
  • Alivia dores através da liberação de endorfinas
  • Ajuda a prevenir doenças
  • Pode combater a depressão, ansiedade, insônia e desordens psicossomáticas
  • Auxilia no tratamento da pressão alta e problemas do coração


COMO MANTER O SORRISO CONSTANTE:

  • Leia bons livros
  • Semeie boas sementes para colher bons frutos
  • Fale de assuntos alegres, positivos e  construtivos
  • Ame-se, estime-se, valorize-se e seja você mesmo
  • Assista à boas palestras, peças e comédias
  • Conte piadas sadias
  • Sorria muito, sorria sempre que puder
  • Dê um sentido otimista e de qualidade  a sua vida
  • Lembre-se:  a alegria e o otimismo geram simpatia 

" Sorrir abre caminhos, desarma os mal humorados, contamina.
Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios"


"O sorriso é o cartão de visita das pessoas saudáveis
 e deve-se distribuir gentilmente."

"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores."
 Mário Quintana

quarta-feira, 10 de abril de 2013

IMPOSTOS

Achei muito interessante a mostra: “Cidade sem Impostos” que aconteceu na PUC, esta exposição esta dentro do evento 26° Fórum da Liberdade que ocorreu dia 08 e 09 de abril na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre,  organizado pelo o Instituto de Estudos Empresariais (IEE),  foram construídas duas réplicas de casas brasileiras, uma com produtos adquiridos com a atual carga tributária e a outra como seria se não tivessem impostos (como se poderia comprar muito mais). Essa iniciativa é tão significativa que deveria percorrer o Brasil para todas pessoas verem de perto o que se paga de impostos e muitos não tem noção, tem pessoas que são tão alienadas que não sabem que em tudo o que fazem e consomem tem tributos embutidos até o ar que respiramos.  Esta ideia foi ótima, uma pena que poucos ainda tenham acesso a este tipo de reflexão e debates, ou não se interessam por melhorar suas próprias vidas.  Ontem estive lá e é triste saber que pagamos tantos impostos e que infelizmente grande parte é desviado em corrupção, se ao menos fosse aplicado como deveria ao que se destina, claro viver sem impostos é impossível, mas pagar tantos impostos  os quais grande parte é desviado é insano, sempre falam que vão reduzir a carga  tributária quando se elegem, mas sempre fica na conversa e não na prática, o Brasil é o país com a maior carga tributária do mundo e a qualidade dos serviços oferecidos não faz jus ao absurdo de impostos que pagamos. Eis alguns exemplos:

     ESCOLA PARTICULAR – 26,42% do valor da mensalidade é imposto.
BAR – 55,60% do valor do preço da cerveja  é imposto.
HOTEL – 29,56% do valor da diária é imposto.
RESTAURANTE – 32,31 do custo da refeição é imposto.
SALÃO DE BELEZA – 26,32 do valor de serviços é imposto.
CINEMA E TEATRO – 40,85% do valor do ingresso é imposto.
POSTO DE GASOLINA – 53,03% do preço do combustível  é imposto.
                                 



           






                                                                                  








video

Imagens e vídeo: Bia

sábado, 6 de abril de 2013

PROJETO 365 SORRISOS

Eu adorei este projeto 365 sorrisos, fiquei sabendo através da Mila e também da Selma, foi uma idéia da Revista Sorria com a intenção de tornar cada dia ainda mais especial e feliz, todas as manhãs eles publicam um cartão postal com fotos do Flick unindo a pensamentos, conselhos, palavras motivadoras e muita sabedoria,  é super bacana porque acho que as pessoas precisam disto e já estão saturadas de tantas notícias ruins, infelizmente os meios de comunicação maximizam o que há de ruim e minimizam o que há de bom, quando na verdade é o oposto, a vida tem muito mais coisas maravilhosas do que maldade e violência, e quanto mais se fala em uma coisa mais ela estará presente na sua vida, por isso afaste-se de pessoas  maldosas  que só querem colocar os outros para baixo, não lhes acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível, isso é uma grande verdade e muda completamente o estado de animo de uma pessoa, mande para longe os amargurados que só espalham coisas ruins mantenha sempre a confiança e se contagie com o sorriso que é comprovado cientificamente os benefícios para a saúde e o bem estar geral. Escolhi para iluminar o meu blog estes três postais que diz: “Sorria mesmo sem estar sendo filmado”, "As melhores coisas da vida não são coisas" e "Mais delicadeza, por favor",  são vários cartões legais com imagens lindas e pensamentos perfeitos que fica até difícil escolher, para quem interessado estiver passa lá e espalhe o seu sorriso com o 365 sorrisos:

                                                                                                                                   

quarta-feira, 3 de abril de 2013

URSO POLAR

O Greenpeace está sempre fazendo campanhas em defesa do meio ambiente e uma delas é proteger os ursos polares  impedindo as atividades predatórias no Ártico, tendo como objetivo  criarem um santuário internacional no polo Norte. O Ártico é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio climático global e um dos lugares mais misteriosos que existe no planeta, vem sendo ameaçado por empresas gananciosas que querem explorar petróleo na região, colocando em risco a vida animal local. A casa dos ursos polares, das focas e das raposas do ártico, ultimamente, têm sofrido com as mudanças climáticas e disputado o território com empresas que querem explorar os recursos naturais existentes na região.

O derretimento das calotas polares, a corrida pelo petróleo e a crescente militarização no Ártico têm destruído a vida de muitas dessas criaturas. Os ursos polares estão morrendo e o aquecimento global ameaça a sobrevivência da espécie, se continuar assim até 2050, dois terços da população mundial de ursos polares irão desaparecer.

É por isso que o Greenpeace lançou uma de suas maiores campanhas globais para criar um santuário global no Ártico, protegendo-o da exploração de petróleo e de outras atividades industriais.

Ajude a proteger o Ártico e a ampliar o trabalho do Greenpeace, entre nesta causa tornando-se um colaborador, junte-se ao Greenpeace, acesse o site para conhecer mais, receber o newsletter, seja também um ciberativista, um milhão e meio de pessoas no mundo já entraram nessa campanha, quem quiser participar é só clicar Aqui:

Mais sobre o urso polar Aqui:
 

Urso Polar: símbolo da campanha do Greenpeace
               
É tão bom ser criança


Vamos brincar?
                                   
Não tô vendo nada

 
O gelo do Ártico está descongelando rápido por causa do super aquecimento da terra

A falta de gelo devido ao aquecimento global obriga os ursos polares nadarem a longa distância com seus filhotes , correndo o risco de se afogar, ficar encalhados e morrer de fome 

Caçadores são uma grande ameaça a sobrevivência dos ursos polares

Me dá uma carona?

Que soninho bom

Mamãe é o máximo!

A natureza é uma benção!
                              
Nem vem que não tem, aqui é meu habitat!


URSO POLAR

video
                                                   MAMÃE URSO E SEUS FILHOTES

video