segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PENSAMENTO INDÍGENA

Imagem: Google
"A minha espada é o amor,
O meu escudo é o humor,
O meu espaço é a coerência,
O meu texto é a liberdade.


Perdoem-me, se a minha felicidade é insuportável,
mas não escolhi o bom senso comum.


Prefiro a imaginação dos índios,
que tem embutida a inocência.
É possível que tenhamos que ser apenas humanos.

Sem Amor nada tem sentido,
sem Amor estamos perdidos,
sem Amor corremos de novo o risco de estarmos
caminhando de costas para a luz.

Por esta razão é muito importante
que apenas o Amor
inspire as nossas ações.

Não sou um sábio,
sou apenas um ser apaixonado pela vida."

“Declaro-me vivo!” é um poema escrito pelo índio 
Chamalú” da tribo Quéchua.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MÚSICA

Imagem: Google
Tempos Modernos

Lulu Santos


Eu vejo a vida
Melhor no futuro
Eu vejo isso
Por cima de um muro
De hipocrisia
Que insiste
Em nos rodear...

Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão...

Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão...

Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não, não, não...

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir...

TEMPOS MODERNOS - LULU SANTOS

video

sábado, 22 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO


Sempre considerei a educação a coisa mais importante da vida, a base de tudo, o que realmente conduz um país ao desenvolvimento, ao progresso e a uma vida digna para todos, assim como são as grandes potências. O Japão é excelência neste e em vários aspectos e sempre será um país exemplar e virtuoso, sonho em um dia que o Brasil se inspire nessa cultura e passe a aplicá-lo aqui pelo menos um pouco do que é a disciplina, organização e determinação japonesa. Que os professores possam ser valorizados e respeitados como eles merecem e devem ser tratados. Os mestres se esforçam para desenvolver novas didáticas enfrentando todas as dificuldades e barreiras. Quem sabe um dia nossos políticos possam ser menos corruptos e investir mais em educação e cultura e menos desvio de dinheiro e fazer de nosso país algo pelo menos semelhante aos países de primeiro mundo.
Alguns blogs são verdadeiras aulas on line e que valem à pena dispensar um pouco tempo para ter uma lição de cultura, aprendizado, sabedoria, incentivo e exemplos reais e concretos que ultrapassam as palavras e são colocados em prática, podemos não mudar o mundo mas podemos fazer a nossa parte para um mundo melhor pois nossas atitudes acabam afetando à todos.

Belo exemplo: http://www.hana-yama.blogspot.com/


Viajar sem sair do lugar: http://www.japao-cultura.blogspot.com/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

KEANU REEVES


Imagem: Google
Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute, no Líbano. O nome de batismo, foi dado em homenagem a um tio bisavô, e tem significado poético, Keanu, significa "cool breeze over the mountains" ("Brisa fresca sobre as montanhas") ou, numa tradução mais fiél ao dialeto havaiano, "The Coolness" ("Frescor" ou "Serenidade"). Tem múltiplas descendências, inclusive, de chineses, irlandeses, portugueses e havaianos (por parte de pai).
Vive modestamente, apóia financeiramente grande parte da sua família, e doa dinheiro para várias instituições de caridade. É descrito pela maior parte dos seus colegas de trabalho como bastante reservado, mantendo por vezes um certo ar misterioso, embora ele goste de se divertir, ele não sai com o ‘grupinho de Hollywood’, com exceção da publicidade necessária para promover os seus filmes, evita os refletores e tenta manter a sua vida privada em particular. Também é descrito como sendo inteligente, generoso e uma pessoa que pensa muito, excêntrico porém confiável, incrivelmente dedicado, geralmente se superando, mas com um lado intenso e sério, de acordo com seus amigos e familiares, ele é bondoso, carismático, bem humorado e amável, mas também emotivo e introvertido, que se recusa a discutir os seus problemas até com as pessoas mais próximas. Fãs o descrevem como sendo gracioso, talvez um pouco desconfiado, mas quase sempre dando autógrafos de boa vontade, dando abraços, ou tirando fotos.
É conhecido por agir sempre fora dos padrões e, seguindo seu coração.
Atualmente continua a lutar na pesquisa da cura contra o câncer de forma a também ajudar a curar a sua irmã Kim dessa terrivel doença. 


FONTE: wikipédia

Ele pode pedir até sete milhões de dólares por filme, mas prefere trabalhar em projetos de alto risco e baixo orçamento, ou então tocar seu baixo na banda Dogstar só pelo dinheiro de algumas cervejas.
Gentil e modesto, é conhecido por seu senso de humor, um saudável desprezo pelas armadilhas do sucesso e uma tendência a subestimar seu enorme talento.
Reeves continua a ter orgulho de sua origem humilde e afirma que só faz propaganda de produtos que gosta e aprova.
“Não foi meu talento que me tornou famoso, mas meu modo de ser”
“Não sou o tipo de pessoa que se deixa influenciar pelos cifrões da bilheteria de um filme. O que realmente me interessa é viver o dia a dia e fazer parte do universo. Pretendo continuar sendo a pessoa mais normal possível dentro deste contexto incomum”.

LIVRO : KEANU REEVES – UMA HISTÓRIA ILUSTRADA

Terminei de ler o livro sobre Keanu Reeves, e achei muito bom pois detalha cada filme em que ele atuou, explicando cada gravação, mas o que mais me chamou a atenção foi mesmo sua personalidade, pois ele demonstra através de suas atitudes e não somente em palavras o quanto é uma pessoa grandiosa devido a sua humildade em contraste com tantas pessoas que nem são tão talentosas e são arrogantes, prepotentes e esnobes, um excelente ator , modesto e simples. Além de tudo, não é mercenário já recusou várias propostas milionárias seguindo seu coração, faz doações a instituições e se empenha na pesquisa da cura do câncer para ajudar sua irmã, realmente um coração muito nobre, não querendo santificar ninguém mas seria maravilhoso se mais pessoas seguissem seu exemplo. Eu adorei todos os filmes dele, além disso acho ele parecido com o meu pai.


FILME A CASA DO LAGO

video

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEVERN SUZUKI


Imagem: Google
É uma ativista ambiental, formada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos, e sai pelo mundo dando palestras, defendendo a bandeira verde do ambientalismo. Severn Suzuki está hoje com 31 anos.

Seu público alvo são estudantes e trabalhadores de instituições públicas e privadas. Em sua fala demonstra a sua paixão pelo tema e resgata valores já esquecidos. Desafia sua platéia a assumir responsabilidades individuais e coletivas em prol do meio ambiente.

Desenvolve muitos projetos ambientais e participa de diversas expedições científicas.

Foi membro do Painel Especial de Aconselhamento de Kofi Annan – Presidente da ONU

No seu discurso feito na Eco 92, Severn Suzuki destaca a importância da responsabilidade compartilhada:

“Durante todos estes anos que se passaram desde a Conferência do Rio, aprendi que dirigirmo-nos aos nossos líderes não é o suficiente, pois não estamos limpando o que sujamos. Não estamos pagando o preço do nosso estilo de vida. Tal como Gandhi disse muitos anos antes, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver acontecer“. Uma verdadeira mudança ambiental depende de nós. Não podemos esperar pelos nossos líderes. Temos que nos focar no que são as nossas responsabilidades e em como podemos provocar estas alterações”.

Então aceitemos este desafio e continuemos a transformar a realidade!

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 9 de julho de 2007.


Não dá para acreditar que se passaram 18 anos da realização da ECO 92 no qual este discurso foi proferido e até hoje continua atual, infelizmente sai ano e entra ano e parece que nada muda. Pessoas como Severn Suzuki fazem a diferença, deviam ser multiplicadas e espalhadas pelo mundo. Dedico esta postagem a todas as vítimas das tragédias e quem sabe um dia os políticos corruptos criem vergonha na cara, deixem de serem tão egoístas e mesquinhos e realmente mudem o BRASIL. No nosso pais existe tantas desigualdades, muita injustiça social, os caras de pau aumentam seus próprios salários, um absurdo a exorbitância que eles recebem, fora os inúmeros benefícios ainda assim desviam dinheiro, quando se elegem a primeira coisa que fazem é aumentar os seus vencimentos. Não há investimento como deveria em educação, saúde, segurança, infraestrutura e etc... principalmente na educação pois não há interesse em que o povo se desenvolva e se aculture pois se não a população vai saber contestar e eles não serão mais reeleitos porque só conseguem enganar devido a falta de cultura e discernimento.

SEVERN SUZUKI - ECO 92
video

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MUSIC

Imagem: Google
PRAZER EM OUVIR MÚSICA 

Ouvir música provoca liberação de dopamina, diz pesquisa
 


"O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro, de acordo com um estudo publicado neste domingo.

A dopamina é uma substância química da molécula do "sistema de recompensa", que serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou que desempenha um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro).

Então como pode estar envolvida em um prazer abstrato como o de ouvir música, que não parece ser diretamente indispensável para a sobrevivência da espécie?

Para entender isso, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), selecionaram dez voluntários de 19 a 24 anos entre os 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiram "estremecimentos", sinais de extremo prazer, ao escutar música.

Graças a vários aparelhos de diagnóstico por imagens, a equipe de Salimpoor Valorie e Robert Zatorre mediu a liberação de dopamina e a atividade do cérebro.


Paralelamente, sensores informavam a freqüência cardíaca e respiratória dos voluntários, bem como sua temperatura ou sinais de estremecimento de prazer no nível da pele.

Os resultados publicados na revista científica Nature Neuroscience mostram que a dopamina é secretada antes do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio "estremecimento" de prazer, ou seja, no auge emocional.

Tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões no "coração" do cérebro.

Durante o auge do prazer, é ativado o núcleo "accumbens", envolvido na euforia produzida pela ingestão de psicoestimulantes, como a cocaína. Antes, no prazer por antecipação, a atividade da dopamina é observada em outra área do cérebro.

O nível de liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer, em comparação com as medições realizadas ao escutar uma música "neutra", isto é, indiferente aos voluntários.

"Nossos resultados ajudam a explicar porque a música tem esse valor em todas as sociedades humanas", concluem os pesquisadores. Permitem compreender "porque a música pode ser utilizada de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor", acrescentam.

Como um prazer abstrato, a música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa, de expectativa". 


Autor: AFP 


Fonte: Revista Veja


http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=9424 

A música tem o poder de alterar nosso estado de ânimo e nos consolar nos momentos mais difíceis. Tem a força de revolucionar e influenciar no comportamento humano sendo utilizada como objeto em muitas manifestações culturais e projetos como forma de reivindicação. Traz aprendizado e sabedoria. Serve de pano de fundo para todas as fases da nossa vida. Dificilmente alguém fica inerte aos acordes de uma música seja ela qual estilo for.

CHARLIE BROW JR - LUGAR AO SOL
video

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

POESIA


Imagem: Google
A IDADE DE SER FELIZ

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade
Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

MÁRIO QUINTANA

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

INDIA

Imagem: Google
Na Índia, são ensinadas as quatro leis

A primeira diz:


"A pessoa que vem é a pessoa certa".
Ninguém entra em nossas vidas por acaso.Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.


A segunda lei diz:

"Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido".
Nada, nada absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum "se eu tivesse feito tal coisa..." ou "aconteceu que um outro ...". Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.


A terceira diz:


"Toda vez que você iniciar é o momento certo".
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois.
Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma:

"Quando algo termina, ele termina".
Simplesmente assim.
Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução.
Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência.
Não é por acaso que estamos lendo este texto agora.
Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.


video

sábado, 1 de janeiro de 2011

CHEGOU 2011


Imagem: Glimboo
Que este ano seja maravilhoso e que cada minuto seja valorizado e muito bem vivido para quando chegarmos ao fim do ano não termos que nos arrepender de nada, já que muitas coisas que acontecem em nossas vidas e em nossos dias são plantados por nós mesmos.

“O tempo é como um rio. Você não pode tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou não passará de novo. Por isso aproveite cada segundo da sua vida, pois ele é único e não voltará mais.”


“Nem com milhões de moedas de ouro se pode recuperar um só instante da vida. Que maior perda, então, que a de tempo desperdiçado?” Chanakya Pandita

video